Aposentado!

No último dia 31/10/2016 fui ao INSS para pedir minha aposentadoria por tempo de contribuição. Pelas minhas contas contribuí por 39 anos. Na conta do INSS foram “apenas” 35 anos porque sumiram do sistema deles os anos de 2003 a 2006. Sem lógica nenhuma porque tive a empresa de 1989 a 2016. Se, por acaso tivesse deixado de contribuir neste período então a empresa estaria devendo ao INSS. De qualquer forma com os 35 anos registrados, e como tenho 56 anos de idade pude me aposentar. Claro que com a incidência do fator previdenciário.

Mais uma etapa vencida. Este é o sentimento. Nunca esperei nada da Previdência. Contribuí todos estes anos por força da Lei. O sentimento de estar jogando dinheiro fora foi sempre muito forte por conta da má utilização dos recursos, da incompetência, do apadrinhamento de funcionários, do paternalismo reinante e, claro, da corrupção. Antes do final do ano devo dar baixa no meu registro profissional do CAU. Assim não terei que pagar a taxa de anuidade a partir do ano que vem. Serei sempre arquiteto e para vender ideias e conceitos não preciso de autorização de ninguém. O que não poderei mais ser é responsável por projetos ou obras. Isto não me faz mais falta.

Daqui para frente a tendência é esta. Diminuir cada vez mais meu trabalho braçal com esta área e usar meu tempo em atividades ligadas à produção rural, projetos de modernização das relações de trabalhol, ajuda aos mais necessitados e curtir a vida, dentro dos padrões que posso.

Em resumo, estou muito feliz e satisfeito. A verdadeira aposentadoria, no meu caso já havia se dado quando meus filhos se resolveram e passaram a tomar conta das suas próprias vidas. Dando muito orgulho a nós, diga-se de passagem.