O primeiro pão com o novo levain

1a. experiência:

Peguei o que tinha de levain, reservei 50 grs. para guardar e fiquei com 500 grs. para fazer o pão integral. Aos 50 grs. acrescentei 100 ml. de água mineral e 200 grs. de farinha de trigo interal. misturei bem e guardei em um pote de margarina de 250 grs. tampado na geladeira. É a minha reserva. Os outros 500 grs. guardei na geladeira e retirei no domingo cedo para voltar a temperatura ambiente.

Juntei 800 grs. de farinha integral, 400 grs. de farinha branca de melhor qualidade, 600 ml. de água, 15 grs. de sal e os 500 grs. de fermento. Amassei bem e coloquei para descansar em uma bacia por 4 horas. Ao fim deste processo havia 2,4 Kgs. de massa que dividi em 3 formas. Cooquei para fermentar às 17:00hs. do domingo e às 5:hs. da manhã da segunfa feira pus para assar, primeiro 30 minutos a 240o.C e depois mais 30 minutos a 200o.C. Não cresceu o que eu esperava, assou um pouco demais mas o sabor promete. A próxima experiência vou fazer com outra proporção.

Um novo levain para pães integrais

Uma semana depois de começar tenho um novo levain. Sinceramente acho que está melhor do que o antigo. Feito com farinha integral e suco de abacaxi usarei para fazer pães integrais e mais densos. Vou começar a procurar receitas de pães alemães, nórdicos e de grãos. Na próxima 2a. feira vou fazer a primeira experiência para aprender como ele funciona e ajustar as proporções de fermento para o total de massa.

Estou bem feliz com isso!!!