Amarelo é para passar ou para parar?

O semáforo amarelo é indicativo que podemos passar ou devemos parar? A partir de uma brincadeira familiar comecei a prestar mais atenção ao comportamento das pessoas no trânsito.

Eu aprendi que, em princípio que o amarelo é a primeira “ordem” de PARE! O tempo entre o amarelo para quem está no sentido que estava livre e o verde para o outro sentido tem a função de evitar as colisões, antigamente muito comuns, entre os que achavam que “vai dar tempo” e os que pensavam “oba! já posso ir”.

Depois ouvi um policial de trânsito confirmando esta orientação mas sugerindo uma regra prática: Se ao ver o amarelo você estiver a mais que 2 segundos da faixa, PARE! Do contrário ao passar o semáforo estará vermelho e aí mesmo que não haja colisão estará sujeito a multa.

Na prática percebi que esta situação pode fazer parte da lista de atitudes que dividem os educados e os não educados no trânsito. A maioria que passa no amarelo, passa sempre e ainda acelera para “não perder a chance de aproveitar o semáforo aberto”.

Hoje aconteceu isso comigo 2 vezes ao vir trabalhar a pé. Além disso em uma das faixas de pedestres que atravesso e não tem sinal, na primeira tentativa, depois de esperar uma leva de carros passar porque afinal neste horário todos estão com o tempo curto, o cara ao ver que eu iria atravessar acelerou para passar o outro carro que na sua frente e ia me deixar passar.

Ainda falta muito mesmo para nos considerarmos “civilizados”.