Filmagem das pimentas e colheita de azeitonas

Este carnaval foi bem diferente. Fomos à Piedade e ficamos lá 3 dias, de 6a. feira a domingo. Teve de tudo um pouco e com bastante novidade.

Começou com a filmagem de nossas pimentas na 6a. feira pela TV TEM de Sorocaba para fazer parte de uma matéria conjunta com o pessoal que planta em Salto de Itú. Esta matéria vai para o programa Globo Rural. Isto também é legal porque, afinal das contas, um dos grandes incentivos para que meu Pai e minha Mãe resolvessem tentar a vida lá nos idos de 1980 foi exatamente o aparecimento do programa e da revista, que aliás assinamos até hoje e temos desde a número 1. Foi bem legal, o cinegrafista Anderson era muito profissional e competente e a repórter Bianca além de simpática, era muito preparada, atenciosa, dedicada e gosta do que faz.

Terminou com a colheita das azeitonas e um domingo bem de família com a chegada do Toninho, da Kátia e do Thiago.

Para arrematar quando chegamos em São Paulo e abrimos os e-mails soubemos que o projeto Oliva SP do IAC e da Edna com a Angélica foi aprovado pelo CNPQ e que teremos uma máquina moedora de azeitonas por perto.

Valeu, fui!

Poda das Oliveiras

No último sábado completamos a poda das oliveiras plantadas em 2009. Esperamos que floresça em setmbro/outubro e, consequentemente tenhamos frutos em abril do próximo ano. Pelo menos de 1 espécie. Estamos bastante esperançosos.

Tivemos a ajuda do Eng. Alberto, Agrônomo da Casa da Agricultura, que veio podar as plantas por 3 sábados, voluntariamente. Estamos muito gratos a ele. Aliás ele está tentando produzir mudas a partir de ramos obtidos na poda. Se der certo a cidade de Piedade terá mais facilidade em difundir esta cultura, desde é claro que consigamos produção.

Fizemos as podas de 3 maneiras diferentes para avaliar o resultado no futuro e tomamos cuidados para proteger as plantas de efeitos maléficos da poda. Se vamos conseguir colher azeitonas não sei mas pelo menos estamos fazendo tudo o que deve ser feito.

Embutidos e Defumados “Chácara Chiari”

Descobri que em BH, ma Pampulha há uma chácara de Italianos que produz embutidos e defumados de porco. Depois fiquei sabendo que o Sauro fez uma experiência com eles para fazer presunto cru de javali.

Na verdade a chácara é hoje um negócio com buffet para festas, restaurante e mecearia de embutidos e defumados produzidos por eles mesmos. Fui visitar e gostei bastante tanto do lugar quanto do atendimento.

Fiz uma pequena compra de 6 tipos distintos em pouca quantidade e hoje vamos provar junto do Julio, do Pedro e da Denise aproveitando para experimentar um vinho da Sicilia que o Sauro nos deu e é safra 2000.

Uma placa para o Rancho Alegre

Resolvi fazer uma placa para colocar na frente da chácara. Isso foi no ano passado. Acabei pedindo para o Ademir e o Jefferson da Croni fazerem em chapa. Talvez uma homenagem indireta ao meu Pai que era serralheiro e dos bons.

Ficou bem bacana e o local escolhido também. Vi nesta final de semana.

Falta agora o adesivo com o nome e logo que estou desenvolvendo com a Janaína e as plaquetas de acrílico com os nomes dos produtos que serão vendidos lá. Até a próxima vez que for para lá daqui a 15 dias estará tudo pronto.

A partir daí o nome “Rancho Alegre” será a referência para quem for convidado.

Tati, torço muito para que as coisas se arranjem bem.

A Tati foi embora e sua estada conosco não foi o que ela esperava. Isto é muito triste.

Ela está pagando um preço alto por ser precursora em muita coisa mas também parece que está olhando as coisas por uma ótica desfocada. Difícil dizer! Difícil avaliar!

Fiquei muito triste por ela ter ido embora chateada comigo e espero que consiga entender minhas opiniões.

Mais do que tudo espero, de verdade, que acerte sua vida familiar, que estabeleça uma familia unida e querida, em todos os sentidos, que construa um lar com a filha e o marido, que se dê bem em Chartre, que a Ana Clara continue crescendo saudável, alegre, festeira e, com tudo isso, que encontre a forma mais eficiente de ser feliz.

Boa sorte!

Fim de Ano com Ana Clara, Axel, Denise…, a vida continua!

Este final de ano será marcado pelas mudanças profundas na família. Novas pessoas foram definitivamente incorporadas ao nosso grupo, curiosamente quase um ano depois da morte de nosso Pai (do Toninho e meu no caso), fato importante porque da mais velha guarda só restam as mães da Téia, Kátia e Cris.

Axel e Denise já eram da família mas agora estão mais seriamente ligados. Ana Clara já é outro caso pois é o resultado de uma destas uniões. Devagarinho os costumes, as idéias, os modos, enfim o jeito de viver vai se amoldando ao novo formato e nós os mais velhos que agora passamos a representar a velha guarda teremos que nos adaptar na medida do necessário e o máximo que for possível.

Outra coisa muito importante foi a formatura do Thiago. Foi o último de nossos filhos a concluir a escola básica (pelo menos para nós) e começar a trilhar seus próprios caminhos, fazendo suas escolhas e, as vezes, causando e assuntando um pouco, especialmente sua mãe. Fora isso ano que vem ele faz 18 anos, simbolismo que alavanca a independência dos mais novos e a impotência dos mais velhos. Ainda mais para ele que adora carro, está louco para dirigir e, certamente depois que tirar a carteira de motorista nunca mais será o mesmo.

Enfim, que venham os tempos modernos. Que os mais joves estejam a altura dos desafios que terão pela frente sem se esquecer como chegaram até aqui e que nós os mais velhos tenhamos a sapiência de aproveitá-los da melhor forma dando mais valor ao que se soma e menos valor ao que se perde.

Acho que seria mas fácil se fossemos orientais…EPA! Tem bastante oriental na família!!!!!!

Orgulho de Pai

Neste final de semana estivemos no apto. do Pedro e da Denise. Ainda com muito por fazer, organizar e muitos móveis para comprar.

Não importa! Fiquei orgulhoso e satisfeito de ver como estão encarando a vida independente. Foi este sempre nosso objetivo (da Téia e meu) criar os filhos para serem independentes.

Daqui a pouco ocorrerá o mesmo com o Julio e está mais do que na hora de aprender a tirar mais proveito da vida ou tirar proveito de um jeito diferente.

Residência TOKA

Nesta semana começou a obra de Peruíbe da casa do Toninho e da Kátia. Eu dei o nome de “Residência TOKA”. Gostei do trocadilho porque, no final das contas, deve ser a futura toca deles.

Amanhã vou lá conferir o gabarito de locação. Coisa que poucos dão valor mas que, se não for bem feito, é responsável por muitos dissabores durante a obra.

As fundações já estão projetadas e a ferragem comprada.

O projeto das paredes está sendo feito pela Janaína e deverá ficar pronto na semana que vem. Aí vou passar para o Ênio dizer como vamos estruturar (onde passar ferros e encher de concreto).

Confite de Porco Caipira e Pães

Ontem saboreamos “confite de porco caipira”, mais precisamente o mignon suino.

A carne foi cozida na própria gordura e guardada por cerca de um mês. Ao invés de guardar em lata guardamos num pote de vidro, fora da geladeira é claro.

O resultado foi excelente. Macio, saboroso, uma carne com personalidade! Aproveitamos para fazer as batatas (plantadas por nós) fritas na própria banha e uma linda salada de nossa horta. Tudo isso acompanhado por um “Barbera safra 2000″.

Ainda ontem amassamos 3 tipos de pão. Um Italiano com maior proporção de fermento para ficar mais leve, um integral da mesma forma e outra tentativa de rosca doce com variação na proporção de fermento para o todo da massa. Desta vez deu certo. Hoje cedo às 6:00hs. pusemos para assar o italiano e depois foram os demais. Ficaram deliciosos e aprovados. Eu pessoalmente prefiro o italiano mais massudo e menos leve.

Porcos ou Suinos

Hoje numa conversa patrocianada pelo Sauro com 2 representantes do SEBRAE aprendi a diferença entre porcos e suinos. Uma das representantes, Zootecnista e consultora para a área de agronegócios no Estado de São Paulo explicou que na escola não se pode usar a expressão “porco” porque tecnicamente o nome correto do grupo é “suino”.

Além disso há pesquisas mercadológicas e de marketing que demonstram que a palavra “suino” é mais, digamos, “palatável”. Desculpe mas o trocadilho foi fatal!!!! Ou seja, as pessoas até comem carne suina mas daí a dizerem que acham porco gostoso já é querer demais.

Brincadeiras a parte, foi uma reunião muito boa e agradável onde tive o prazer de conhecer 2 pessoas que me pareceram extremamente interessadas no que fazem e no nosso projeto em particular.

Fiquei realmente com esperança de que terei apoio para iniciar o planejamento e o projeto de negócio para desenvolvermos mais esta opção lá em Piedade.

Para completar recebi a notícia que o topógrafo vai amanhã fazer o levantamento com Geoprocessamento e com isto uma etapa importantissima estará encaminhada.